Enquadramento

As infraestruturas de uma sociedade são a base que une comunidades e empresas, contribuindo para o aumento da qualidade de vida dos cidadãos. Com a industrialização e o desenvolvimento das sociedades, surgiu a necessidade da construção de infraestruturas cada vez de maior dimensão e complexidade. Tais estruturas abrangem os mais variados sectores entre os quais:

  • Energia (barragens, aerogeradores, plataformas petrolíferas ou linhas de alta tensão);
  • Transportes (pontes, viadutos ou túneis);
  • Comunicações (antenas);
  • Património nacional (monumentos).

Todas estas infraestruturas requerem monitorização e manutenção periódicas a fim de se avaliar o seu estado de conservação e se efetuarem os restauros necessários. Devido às dimensões e geometria das estruturas, bem como à dificuldade de acessos, estes procedimentos tornam-se bastante exigentes, levando à implementação de métodos morosos, imprecisos, caros e perigosos.

Hoje em dia começam a surgir soluções simples, usando multirotores, de forma a mitigarem as deficiências da abordagem atual. Contudo, apesar de colmatarem algumas dificuldades em certas situações, tais soluções apresentam larga margem de desenvolvimento já que continuam dependentes do campo de visão e localização dos operadores bem como do sinal de navegação por satélite. Todos estes fatores contribuem para que a aquisição de dados neste tipo de tarefas se torne bastante ineficiente e inadequada.

É neste contexto de acesso limitado e dificultado na monitorização de infraestruturas essenciais à manutenção e crescimento sustentável da sociedade que surge a solução ELEVAR.