Consórcio

O consórcio é coordenado pela TEKEVER, uma PME responsável pelo desenvolvimento da aeronave e integração do sistema. O projeto ELEVAR envolve mais dois copromotores, com vertente de Investigação e Desenvolvimento, nomeadamente: o IST-ISR (responsável pelo desenvolvimento de algoritmos de visão e navegação) e o LNEC (responsável pelo levantamento de requisitos e avaliação do sistema).

TEKEVER Aerospace, Defense and Security

A TEKEVER nasceu como empresa em Janeiro de 2001, tendo sido formada por ex-colegas recentemente formados e pós-graduados pelo Instituto Superior Técnico. Desde o início, a estratégia da TEKEVER tem estado assente na criação de tecnologia inovadora, transversal, e na sua aplicação a diversos tipos de áreas e mercados. Durante os primeiros 5 anos de atuação, a TEKEVER concentrou os seus principais esforços na criação de uma plataforma tecnológica que permitisse o desenvolvimento rápido de soluções multicanal de elevada complexidade. A natureza revolucionária desta plataforma, denominada MORE (Model Once Run Everywhere), permitiu à TEKEVER impulsionar fortemente o seu crescimento em diversos setores e mercados, e esteve na base das suas primeiras ações de internacionalização em 2006. Neste momento, o Grupo está presente no Reino Unido, Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos, Holanda, Brasil e China.

A TEKEVER cria, desenvolve, produz e comercializa produtos em diferentes áreas tecnológicas desde os sistemas de informação e mobilidade, aos veículos aéreos não tripulados, sistemas de comunicações e sistemas espaciais. Com uma experiência tecnológica de base alargada, a TEKEVER tem estado envolvida em múltiplos projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação, tanto ao nível nacional como a nível europeu, e detém uma rede de parcerias e contactos nas mais diversas áreas do conhecimento, do mercado e da indústria.

A TEKEVER ASDS foi criada em 2008 como forma de autonomizar a divisão de Aeronáutica, Espaço, Segurança e Defesa do Grupo TEKEVER. Desta forma, o percurso da TEKEVER ASDS tem sido fiel ao propósito inicial de servir de incubadora de tecnologia do Grupo para os mercados de Aeronáutica, Espaço, Segurança e Defesa, e de amadurecer e desenhar novas linhas de produtos compatíveis com a filosofia de desenvolvimento de produto da TEKEVER baseada em plataformas customizáveis às necessidades dos clientes e do mercado.

Instituto Superior Técnico - Institute for Systems and Robotics

O ISR-Lisboa é uma unidade de investigação do Instituto Superior Técnico (IST) onde são desenvolvidas atividades de investigação multidisciplinar avançada nas áreas da Robótica e Processamento de Informação, incluindo Sistemas e Teoria do Controlo, Processamento de Sinal, Visão por Computador, Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes, Otimização e Engenharia Biomédica. As áreas de aplicação incluem Robótica Autónoma, Busca e Salvamento, Comunicações Móveis, Multimédia, Formação de satélites, e Assistentes Robóticos.

A maioria dos seus investigadores doutorados desempenha funções docentes no IST. Desde 1996, o ISR-Lisboa é sujeito a avaliações periódicas, por painéis internacionais de cientistas organizados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A equipa do Laboratório de Visão por Computador (VisLab), tendo uma longa experiência nas áreas de visão por computador, vigilância e robótica. Fruto do seu reconhecimento internacional, o VisLab tem estado envolvido em numerosos projetos europeus (por exemplo, Poeticon++, First-MM, Robosom, Handle, DICORE2S, Urus, Robotcub, Contact, Caviar, Mirror, Omniviews, Narval, Virsbs, Smart, Virtuous). Nos últimos anos, o VisLab tem dedicado um esforço significativo de pesquisa na área de vigilância em rede e sistemas robóticos, tendo participado em diversos projetos relacionados com a deteção de alvos, reconhecimento de atividades humanas, vigilância urbana e marítima (Inteltraf-ADI, HDA-QREN, Caviar-EU, URUS-EU, SEAGULL) e instalado uma infraestrutura de câmaras em rede que serve de ambiente de ensaios para trabalho de pesquisa experimental. Contribuições-chave incluem modelos para a deteção de pessoas, deteção de embarcações marítimas, reconhecimento de atividades e gestos humanos, auto-calibração de sistemas de vídeo vigilância, análise de trajetórias de veículos para aplicações em autoestrada, calibração de redes urbanas de câmaras, seguimento e mapeamento de veículos e redes de câmaras distribuídas.

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) é um instituto público de ciência e tecnologia, com o estatuto de Laboratório do Estado, que desenvolve investigação em todos os domínios da Engenharia Civil, o que lhe confere uma perspetiva única e multidisciplinar.

A equipa do LNEC que participa no projeto é composta por elementos do Departamento de Barragens de Betão, e em especial do Núcleo de Geodesia Aplicada (NGA), sendo que estes contam com a colaboração de diversos especialistas de diferentes áreas do LNEC: de barragens, de estruturas, de edifícios, de materiais. Estes especialistas têm elevada experiência nos seus domínios motivo pelo qual o LNEC é contratado para realizar estudos sobre a segurança ou sobre o estado de conservação de um número muito elevado de obras, desde barragens, a pontes e edifícios, muitos destes monumentos nacionais.

O NGA, reunindo engenheiros geógrafos que têm formação em posicionamento e processamento digital de imagens, tem apoiado diversos estudos que têm permitido avaliar a aplicabilidade de novas metodologias na recolha de imagens, imagens que são, inquestionavelmente, um elemento base imprescindível para uma inspeção visual.