Conceito
O ELEVAR consiste numa plataforma autónoma e independente de qualquer estrutura e sinal de posicionamento por satélite. O seu conceito de utilização abrange o utilizador, o interface (que inclui o sistema de informação) e o veículo aéreo que representa o único segmento tecnológico em contato direto com as infraesturutras.
Do ponto de vista do utilizador, e independentemente do tipo e geometria da estrutura, este conceito permitirá que uma tarefa de avaliação consista simplesmente na montagem do equipamento no local e na introdução no sistema das especificações e processos a efetuar. Após estas atividades, o utilizador apenas terá que aguardar pelos resultados do varrimento realizado pela aeronave sem necessidade de qualquer tipo de intervenção humana. Isto permitirá que o esforço necessário para realizar a avaliação da estrutura seja limitado a uma ou duas pessoas.
Figura - Ilustração do conceito da plataforma ELEVAR.
Aeronave
A aeronave da plataforma ELEVAR é baseada num multirotor desenvolvido pela TEKEVER. Esta aeronave não tripulada consiste num quadcopter de pequenas dimensões adaptada aos requisitos do projeto para que consiga transportar os sensores necessários e incluir uma estrutura de proteção entre as hélices e as infraestruturas para evitar possíveis danos. A natureza modular deste multi-rotor, em conjunção com a natureza modular e escalável do sistema de informação, permite a troca rápida de sensores e componentes (payload) conferindo-lhe a flexibilidade necessária para lidar com uma vasta gama de requisitos de monitorização associada a diferentes tipos de infraestruturas. O piloto automático da aeronave também permite a fácil integração de diferentes algoritmos de controlo e a adaptação a diversos perfis de operação.
Algoritmos
A maior inovação da plataforma ELEVAR concentra-se nos seus algoritmos de navegação por visão e sensores inerciais. Esta capacidade, aliada a outros algoritmos que permitem a modelação tridimensional e a elaboração de mosaicos das infraestruturas, fornece ao sistema total independência dos sinais de posicionamento por satélite, aumentando consideravelmente a precisão da posição da aeronave relativamente à infraestrutura e às anomalias a analisar. Além disto, tirando partido dos mapas bi e tridimensionais, a plataforma torna-se capaz de processar dados para detetar anomalias autonomamente quer por comparação com o modelo CAD original, quer por técnicas de deteção em texturas. Tirando partido destas características, o ELEVAR apresenta uma solução inovadora para a automação da recolha de dados em tarefas de inspeção e recuperação de infraestruturas.
Sistema de informação e interface
O interface entre o utilizador e sistema ELEVAR é baseado no conceito de aplicação móvel através da exploração da plataforma MORETM desenvolvida e implementada pela TEKEVER. Esta plataforma garantirá a escalabilidade e modularidade do sistema já que possibilita a fácil integração de novos canais de comunicação para a exploração dos resultados obtidos em diferentes plataformas tais como tablets ou computadores, em modo online ou offline, e em diferentes sistemas operativos. Este interface é sustentado por um sistema de informação que assegura a fusão e processamento dos dados bem como a reprodutibilidade dos resultados, permitindo um fácil acesso a toda a informação gerada pelo sistema ELEVAR. Com este sistema será ainda possível adicionar novas configurações, de acordo com as necessidades do utilizador e as tecnologias que utilizem, realizar inspeções efectuadas anteriormente e comparar resultados.