Instituto Superior Técnico - Institute for Systems and Robotics
O ISR-Lisboa é uma unidade de investigação do Instituto Superior Técnico (IST) onde são desenvolvidas atividades de investigação multidisciplinar avançada nas áreas da Robótica e Processamento de Informação, incluindo Sistemas e Teoria do Controlo, Processamento de Sinal, Visão por Computador, Inteligência Artificial e Sistemas Inteligentes, Otimização e Engenharia Biomédica. As áreas de aplicação incluem Robótica Autónoma, Busca e Salvamento, Comunicações Móveis, Multimédia, Formação de satélites, e Assistentes Robóticos.
A maioria dos seus investigadores doutorados desempenha funções docentes no IST. Desde 1996, o ISR-Lisboa é sujeito a avaliações periódicas, por painéis internacionais de cientistas organizados pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
A equipa do Laboratório de Visão por Computador (VisLab), tendo uma longa experiência nas áreas de visão por computador, vigilância e robótica. Fruto do seu reconhecimento internacional, o VisLab tem estado envolvido em numerosos projetos europeus (por exemplo, Poeticon++, First-MM, Robosom, Handle, DICORE2S, Urus, Robotcub, Contact, Caviar, Mirror, Omniviews, Narval, Virsbs, Smart, Virtuous). Nos últimos anos, o VisLab tem dedicado um esforço significativo de pesquisa na área de vigilância em rede e sistemas robóticos, tendo participado em diversos projetos relacionados com a deteção de alvos, reconhecimento de atividades humanas, vigilância urbana e marítima (Inteltraf-ADI, HDA-QREN, Caviar-EU, URUS-EU, SEAGULL) e instalado uma infraestrutura de câmaras em rede que serve de ambiente de ensaios para trabalho de pesquisa experimental. Contribuições-chave incluem modelos para a deteção de pessoas, deteção de embarcações marítimas, reconhecimento de atividades e gestos humanos, auto-calibração de sistemas de vídeo vigilância, análise de trajetórias de veículos para aplicações em autoestrada, calibração de redes urbanas de câmaras, seguimento e mapeamento de veículos e redes de câmaras distribuídas.